quinta-feira, 6 de abril de 2017

Secretario Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima, na UnB - Ciclo de Palestras do GESPORTE.


O tema foi Educação Física sem limites.
Vista do auditório lotado
Com as presenças ilustres da Reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, do Decano de Assuntos Comunitários, André Reis, e do Diretor da Faculdade de Educação Física, Jake Carvalho do Carmo, aconteceu no último dia 30 de Março, no auditório da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília-UnB, o Ciclo de Palestras do GESPORTE, que teve a honra de receber como palestrante, nesta vigésima quarta edição, o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, do Ministério do Esporte, professor Luiz Lima. De acordo com o professor Paulo Henrique Azevêdo, coordenador do GESPORTE, o evento contou com a participação de mais de 270 inscritos de várias cidades do Brasil, entre profissionais da área, doutores, pós-doutores e alunos.

A Ilustríssima reitora da Universidade de Brasília - UnB, professora Márcia Abrahão, prestigiou o evento e falou sobre a importância do mesmo.
Professor André Reis, Decano de Assuntos Comunitários da UnB, também falou aos presentes.


Diretor da Faculdade de Educação Física da UnB, professor Jake Carvalho do Carmo, manifesta as boas vindas durante a solenidade de abertura.


Composição da mesa de abertura: da esquerda para a direita,prof. Paulo Henrique,prof. Jake Carvalho,prof.André Reis,Reitora Marcia Abrahão e prof.Luiz Lima.
  

  
   
O Ciclo de palestras
Este foi mais um evento do Ciclo de Palestras GESPORTE, que acontece desde 2010, sempre com a presença de personalidades da Educação Física que apresentam conteúdos relevantes para a área sendo destinado aos profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação de Educação Física e demais interessados na temática, conforme afirmou o professor Paulo Henrique durante o evento: “A ideia é qualificar os profissionais e alunos de educação física para a importância da gestão no ambiente esportivo. Nós sabemos que a solução do esporte brasileiro está na boa gestão. E o ciclo de palestras traz essas pessoas para conversar, debater, mostrar suas experiências e fortalecer a qualificação desses profissionais”
Professor Paulo Henrique em suas palavras de boas vindas

O Palestrante e sua abordagem


Atualmente Secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, o carioca Luiz Lima, de acordo com o site globoesporte.com, é um dos maiores fundistas da história do esporte brasileiro. Como nadador profissional, participou dos Jogos Pan-Americanos (foi ouro em Winnipeg 1999), Mundial de natação e Olimpíadas nas provas de 400m, 800m e 1500m livre. Ele foi recordista brasileiro e sul-americano destas provas. Tendo encerrado a carreira nas piscinas aos 38 anos se dedica hoje também à maratona aquática em mar aberto.
Professor Luiz Lima em um momento de descontração
Em sua palestra, afirmou sua expectativa em contribuir com a sua experiência como professor de educação física, ex-atleta e secretário para os participantes presentes. Assim, após apresentar um relevante vídeo sobre sua atuação fora do Ministério, o professor Luiz Lima não deixou de abordar sobre o atual projeto na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, chamado Gladiadores. O projeto foi fundado em janeiro de 2010, sendo originário do Projeto Natação no Mar, tendo como atividade principal o preparo de atletas para natação em águas abertas, mais especificamente no mar, mas trabalhando também com outras atividades de recreação ao ar livre e de Fitness.
Descontração na palestra
Sobre a Educação Física Sem Limites, o Professor Luiz Lima afirmou a importância em aproveitar as ferramentas, infraestruturas e principalmente as oportunidades que uma instituição de ensino, seja pública ou particular, pode oferecer aos alunos de graduação. Foi citado a importância de estar sempre em busca da “ciência”, visando melhorias pessoais, profissionais e o futuro do país.
Sobre sua atuação como Secretário, trabalhar com Gestão Pública e Administração na área do esporte, é um trabalho árduo por não atender todas as necessidades de cada estado do Brasil, sendo este o motivo da existência de Federações e Confederações com suas respectivas finalidades e gestão. Ao mesmo tempo, mesmo com todas as dificuldades encontradas no trabalho, é possível conquistar uma excelente execução com equipe qualificada no Ministério do Esporte.
Secretario Luiz Lima dando entrevista à UnBTV
Existem algumas Prefeituras Municipais que apoiam, por exemplo, a do Rio de Janeiro, que apoia aproximadamente 120 tendas na praia de Copacabana que promovem atividades físicas e diversas modalidades esportivas na praia. O Professor Luiz Lima abordou também a importância do patrocínio para a formação do atleta de alto rendimento e para o desenvolvimento do Esporte no Brasil.
Concluindo sua relevante palestra, o Professor Luiz Lima compartilhou as qualidades para tornar-se um excelente profissional de Educação Física para uma atuação satisfatória e reconhecida: “Não importa somente a aparência. O mais importante é você saber o que está fazendo e o que está trabalhando, principalmente aquilo que você realmente gosta e ser o melhor no que faz.”

Momento da entrega do certificado de participação no Ciclo de Palestras do GESPORTE.



Texto elaborado pela equipe do GESPORTE

Nenhum comentário: