quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A 8ª edição da Jornada sobre Gestão do Esporte com participação de profissionais renomados e qualificados.


O tema foi Gestão de Instalações Esportivas e de Lazer.

Reitora da UnB, Drª Marcia Abrahão, abrindo o evento. 

No dia 29 de novembro, aconteceu no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – ADUnB, a oitava Jornada sobre Gestão do Esporte – 8ª JGESPORTE. Este foi mais um evento realizado pelo Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte - GESPORTE em parceria com o Sesc-DF.
A Jornada sobre Gestão do Esporte – JGESPORTE é um evento gratuito para os participantes sendo uma iniciativa do Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, coordenador do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte - GESPORTE. Sua periodicidade é bianual, que reúne estudantes de Educação Física, profissionais da área, acadêmicos, pesquisadores e interessados em geral em torno de temas relevantes para o esporte e a sua gestão. Sua primeira edição ocorreu em 2008 e teve como tema “A Gestão do Clube de Futebol como Fator de Sucesso Esportivo e Econômico”
Neste ano, o tema desenvolvido foi Gestão de Instalações de Esporte e Lazer: desafios do presente e do futuro.”

Leila Barros, Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer do DF, em suas palavras de boas vindas. Ao fundo, a Reitora da UnB.
Representando o presidente do Sesc-DF, O Sr. Guilherme Reinecken, participou da abertura solene. 

Abertura
solene do evento
Logo cedo pela manhã, antes mesmo da abertura oficial, o público presente foi contemplado com a apresentação do grupo de chorinho “ Choro de bamba,” vindo em seguida a composição da mesa com as seguintes autoridades: Professora Drª Marcia Abrahão, Magnífica Reitora da Universidade de Brasília – UnB; Ilustríssimo Sr. Guilherme Reinecken, chefe da Divisão de Desenvolvimento Humano do Sesc-DF, o qual representou o presidente do Sesc-DF e a Ilustríssima Srª Leila Barros, Secretária de Esportes, Turismo e Lazer do Distrito Federal. 
Grupo de Chorinho "Choro de banda."

Presenças de destaque
Estiveram presentes também no evento as seguintes personalidades: Professor Dr. Jake Carvalho do Carmo, Diretor da Faculdade de Educação Física-FEF, da Universidade de Brasília-UnB; Professor Dr. André Luiz Teixeira Reis, Decano de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília-UnB; Professor Dr. Paulo Henrique Azevêdo, docente da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília- UnB e Coordenador do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte GESPORTE; Professor Dr. Antonio Carlos Bramante, membro integrante do grupo GESPORTE; Ilustríssimo Sr. Weber Magalhães, Presidente da Sociedade Esportiva Gama e Vice-Presidente geral da Confederação Brasileira de Futsal; Ilustríssimo Sr. Todi Moreno, Subsecretário de Espaços e Centros Olímpicos de Esporte e Turismo do Distrito Federal; Ilustríssima Srª Déborah Igreja do Prado, Secretária Executiva do Conselho de Educação Física, Desporto e Lazer do Distrito Federal - CONEF; Ilustríssima Srª Nicole Christine de Azevedo Silva, 2ª Vice-Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região-CREF7; Ilustríssimo Sr. Nicolas Caballero, Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do Instituto de Educação Superior de Brasília-IESB e o Sr. Luiz Carlos Marins de Lamônica, Chefe da Divisão de Administração e Logística do Sesc do Distrito Federal.
Presenças ilustres: da esquerda para a direita, Reitora da UnB - Drª Marcia Abrahão, Diretor da FEF/UnB - Dr. Jake do Carmo e o Decano de Assuntos Comunitários da UnB - Dr. André Reis. 
Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Pedro Sarmento, arquiteto e profissional de Educação Física Sr.Mauro Sanches e Prof. Dr. Paulo Henrique Azevedo.

A sequencia das palestras
Logo após a execução do hino nacional, foi passada a palavra para o primeiro palestrante do dia para proferir a palestra magna. O Professor Dr. José Pedro Sarmento, da Universidade do Porto – Portugal, abriu a série de palestras do dia, desenvolvendo o tema “Gestão de Instalações de Clube Esportivo e Social em Portugal” o qual respondeu a seguir, as perguntas elaboradas pelos participantes do evento,sendo este momento coordenado pelo professor Dr. Paulo Henrique Azevêdo, Coordenador Geral do GESPORTE. Seguiu-se um intervalo para um ótimo coffebreak, logo após o que, foi apresentada a palestra Formação e qualificação de pessoas para o desenvolvimento da programação em ambientes de esporte e lazer”, pelo Sr. Carlos Augusto Carvalho – Coordenador de Esporte e Lazer do Sesc-DF. O período de perguntas e respostas para esta palestra, foi coordenado pelo professor Dr. Antonio Carlos Bramante. 
Professor Dr. Pedro Sarmento proferindo sua palestra magna.

Sr. Carlos Augusto do Sesc-DF, proferindo sua palestra.

Após o almoço, a palestra foi com o com o Sr. Eduardo Aloísio Vieira, Gerente do SESC 913 Sul, a qual versou sobre Ambientes de esporte e lazer: da manutenção a reversibilidade". Esta palestra teve como coordenador o professor Dr André Reis. Na sequência,foi servido o coffee break da tarde, o qual, como pela manhã, aconteceu na área externa ao auditório em ambiente bastante agradável. A seguir, o arquiteto do SESC,Daniel Alberto Vieira Beltran, abordou o tema “Concepção dos ambientes de esporte e lazer” baseado nas experiências de construção das instalações esportivas do Sesc-DF e respondendo, a seguir, às perguntas elaboradas pelos presentes ao evento, sob a coordenação do professor Dr. Antonio Carlos Bramante.  
Arquiteto Daniel Beltran do Sesc-DF em sua palestra.

Momento de descontração no coffee-break na área externa.
Como parte final do evento, fechando com chave de ouro, houve um colóquio do qual participaram os convidados Prof. Dr. José Pedro Sarmento, Prof. Dr Antonio Carlos Bramante, Sr.Eduardo Aloísio Vieira, Sr.Carlos Augusto Carvalho e Sr.Daniel Alberto Vieira Beltran. Neste momento final, o tempo foi dedicado a mais esclarecimentos dos palestrantes aos questionamentos do público, bem como para que fizessem seus comentários finais.O Coordenador geral do GESPORTE, professor Dr. Paulo Henrique Azevedo, também fez suas considerações finais dando por encerrado o evento deste ano.


Palavras finais do professor Paulo Henrique Azevêdo.
 
Mais registros do evento


Sr. Gustavo Schmarczek e Sr. Carlos Augusto, do Sesc-DF.

Kit com material para o participante.
Brigadistas de plantão.
Atenção ao palestrante: da esquerda para a direita,em primeiro plano, Sr. Weber Magalhães, Prof. Dr. Jake do Carmo, Prof. Dr. André Reis e Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo.
Srª Leila Barros, Secretária de Esportes, Turismo e Lazer do DF e o Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo.

Texto elaborado  por José Murilo Rocha.



Nenhum comentário: