segunda-feira, 17 de outubro de 2016

GESPORTE e Sesc-DF, realizaram Seminário Internacional sobre Segurança Alimentar.


Riqueza de informação em Segurança Alimentar em um único dia!

À esquerda, o palestrante norte americano Dr, Norbert Wilsono. À direita, a portuguesa Drª Maria João Gregório. Ao centro a mediadora dos debates, Drª Muriel Bauermann  Gubert
Com o auditório praticamente lotado, aconteceu no último dia 29 de Setembro o II Seminário Internacional sobre Segurança Alimentar e Nutricional – Cenário Atual. O evento que ocorreu no auditório ParlaMundi da Legião da Boa Vontade – LBV, foi uma realização, em parceria entre o Sesc-DF e a UnB, através do Laboratório de Estudos sobre Gestão do Esporte - GESPORTE. Destinado aos profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação e pessoas interessadas,o principal propósito do evento, entre outros, foi debater a temática identificando problemas e buscando soluções dentro do cenário atual.

Vista geral do auditório durante o evento.

Como foi o evento
A abertura solene ocorreu com a composição da mesa que fora composta pelas seguintes personalidades: o presidente do Sesc, Sr.Adelmir Santana, o diretor regional do Sesc-DF, Sr. José Roberto Sfair Macedo, o representante da UnB, professor da Faculdade de Educação Física desta Instituição, Dr. André Luis Teixeira Reis e o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Alan Bojanic Helbingen. Logo após a entoação do hino nacional por todos os presentes, coube ao Sr. Adelmir Santana dar as palavras de boas vindas em nome do Sesc-DF, o qual enfatizou a importância do tema para o país, ressaltando também o programa “Mesa Brasil” do Sesc-DF, que a treze anos atua na região em complementação alimentar, ajudando o Brasil a evitar a fome. Na sequencia, foi a vez do professor Andre Reis dar as boas vindas a todos os presentes em nome da Reitoria da Universidade de Brasília, enfatizando que a segurança alimentar, em uma perspectiva da nutrição de qualidade, também  evidencia a presença do esporte e das atividades físicas por sua inter e multidisciplinaridade. 

Da esquerda para a direita:  Srª Maria Emília, Drª Elisabetta Recine, Dr. André Luis, Sr. José Murilo, Sr. José Roberto,Sr.Adelmir Santana, Sr.Alan Bojanic e Drª Maria João.
A primeira palestra veio logo a seguir. Elisabetta Gioconda Iole Recine – Coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da UnB, abordou o tema Segurança alimentar e Nutricional de forma descontraída  sob a perspectiva de um panorama contemporâneo.

Palestra da Doutora Elisabetta Recine abriu a série de palestras do dia.
Ao longo de todo o dia, seguiram-se as outras palestras que a todos enriqueceram. Maria Emília Pacheco do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA, discursou com grande propriedade sobre a Soberania Alimentar e a Agrobiodiversidade. Após um rico coffee break, Denise Oliveira, Coordenadora do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares da Rede Interinstitucional de Alimentação e Cultura, fez uma clara exposição sobre o Patrimônio Alimentar Brasileiro. Em seguida, antes do intervalo para o almoço, houve um debate com as palestrantes, o qual foi mediado pela Doutora Muriel Bauermann Gubert da Universidade de Brasília.


Srª Maria Emília Pacheco durante sua palestra
No início da tarde, a Doutora Elaine Azevedo, da Universidade Federal do Espírito Santo, abordou o tema “Comer como Ação Política em sua palestra. Bruna Pitasi Arguelhes, analista de políticas sociais na coordenação geral de alimentação e nutrição do Ministerio da Saude, foi a próxima palestrante e desenvolveu o tema “ObesidadeEstratégias Internacionais para o Controle.” A seguir, a Doutora Ana Paula Bortolleto – Pesquisadora em alimentos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), contemplou a todos os presentes com uma bela abordagem sobre “Regulação e Controle da Publicidade dos Alimentos”. Logo após, um farto coffee break, foi novamente servido para os presentes ao evento. Para finalizar o evento com chave de ouro, os palestrantes internacionais Doutora Maria João Gregório,da Universidade do Porto – Portugal e o Doutor Norbert Wilson, Professor da Universidade de Auburn, Alabama EUA , fizeram suas apresentações, respectivamente sobre os temas “Segurança Alimentar – Experiência e Realidade Portuguesa” e Segurança Alimentar – Estratégias Americanas de Distribuição de Alimentos”

Srª  Bruna Pitasi Arguelles, palestrante do Ministério da saúde
Para finalizar o evento com chave de ouro, os palestrantes internacionais Doutora Maria João Gregório,da Universidade do Porto – Portugal e o Doutor Norbert Wilson, Professor da Universidade de Auburn, Alabama EUA , fizeram suas apresentações, respectivamente sobre os temas “Segurança Alimentar – Experiência e Realidade Portuguesa” e Segurança Alimentar – Estratégias Americanas de Distribuição de Alimentos”




Encerramento

A exemplo do que já havia acontecido pela manhã, o evento encerrou com um debate com os palestrantes da tarde, novamente mediado pela Doutora Muriel Bauermann Gubert da Universidade de Brasília.

Registros








Texto elaborado por: José Murilo Rocha




Nenhum comentário: