segunda-feira, 13 de julho de 2015

GESPORTE realizará o 27º Encontro Nacional de Recreação e Lazer - ENAREL, em Brasília

A primeira edição do Encontro Nacional de Recreação e Lazer – ENAREL foi realizada em Brasília (DF), a partir da ideia de um grupo de professores e pesquisadores do campo do lazer e recreação, liderados pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Bramante. Esses profissionais participaram de um congresso na Colômbia, nesta área no início de 1989, e na volta decidiram criar um espaço para troca de experiências de trabalho e de pesquisas, no Brasil (extraído do livro ENAREL: 25 anos de história).
Prof. Bramante é membro do grupo pioneiro do ENAREL e Presidente da 27ª edição deste evento, que acontecerá em Brasília, entre os dias 4 e 6 de novembro de 2015, no Estádio Nacional de Brasília.
Professor Bramante sendo recepcionado pelo Professor Paulo Henrique, Coordenador do GESPORTE.
O evento
Este é um importante evento acadêmico da área de recreação e lazer no Brasil, que concentra pesquisadores, professores, animadores socioculturais e interessados no tema. Sempre contou com o apoio de uma rede de profissionais do esporte recreativo e do lazer, mas nunca teve um órgão responsável pela gestão e funcionamento das atividades
As três primeiras edições ocorreram na capital federal e, logo após, o evento passou a ser itinerante, sendo a cada ano realizado em um diferente estado brasileiro, contribuindo para a democratização das discussões e a participação de pessoas de diversas regiões do país. Após 26 anos, o evento volta para a sua terra natal, e a expectativa aumenta com as periódicas reuniões que objetivam um evento inovador.
Na última edição do ENAREL – ocorrida em Ilhéus, na Bahia, em novembro de 2014 – houve a candidatura e indicação do Laboratório GESPORTE para organizar o 27º Encontro Nacional de Recreação e Lazer, que será realizado  em Brasília - DF, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
Parceria estratégica garante o sucesso do evento
O 27º ENAREL será realizado graças à parceria entre a Universidade de Brasília, o Ministério do Esporte do Governo Federal, o Governo de Brasília e o Serviço Social do Comércio - SESC-DF.
Quanto ao SESC-DF é importante ressaltar a continuidade de projetos realizados - particularmente no que se refere ao GESPORTE da UnB -, desde 2005 e que se consolida cada vez mais. A quantidade de pessoas atendidas em atividades desenvolvidas por essas instituições é expressiva e com serviços de qualidade.
O lazer como área de pesquisa
O lazer passou a despertar o interesse crescente de estudiosos e pesquisadores no Brasil, assim como se fez sentir a necessidade de políticas públicas nessas áreas para a nossa sociedade.
Com vista à obtenção de melhores resultados, o ambiente profissional no campo do lazer exige cada vez mais qualificação profissional e competência gerencial para que as atividades tenham possibilidade de sucesso. Assim, os desafios são lançados e tornam-se cada vez mais complexos.
Visando superar esses desafios, o GESPORTE trouxe à UnB, em 2014, Professor Bramante na categoria de Professor Visitante. Em parceria com o Coordenador do GESPORTE, Prof. Paulo Henrique Azevêdo, estudam a relação entre os construtos “lazer” e “gestão”, para o fortalecimento da área de estudos, pesquisa e intervenção em gestão do lazer. Dessa forma, a 27ª edição do ENAREL traz como tema: “Gestão Estratégica das Experiências de Lazer”, com a meta de:
a) fortalecer e solidificar o processo de animação sociocultural
b) gerar conhecimentos e difundi-los
c) potencializar e qualificar ações profissionais
d) possibilitar práticas e reuniões técnico-científicas, que qualifiquem a intervenção profissional no vasto campo do lazer.
Ao propor o tema, o Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, da Faculdade de Educação Física – FEF, da Universidade de Brasília – UnB, pretende abrir um espaço para trocas que resultem no avanço de conhecimentos sobre a temática do lazer, de maneira multidisciplinar, propiciando o diálogo sobre ideias e experiências provocativas de uma maior consciência social sobre o papel do lazer como direito social e benefício daqueles que dele auferem e como uma necessidade humana. Para tanto, serão tratados conceitos e ferramentas de gestão estratégica que possam ser traduzidos para o cotidiano dos profissionais que atuam nesse ambiente.
É uma excelente oportunidade para celebrar as mais de duas décadas e meia de história do lazer, contada por um evento que reúne muito da diversidade de um país de dimensões continentais, com a participação dos mais renomados participantes nacionais e internacionais.
Inscrições
Já estão abertas as inscrições para o 27º ENAREL. Membros da Associação Brasileira de Gestão do Esporte – ABraGEsp; da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer – ANPEL; dos Conselhos Regionais de Educação Física – CREF; e estudantes em geral têm desconto.
Acesse o site e inscreva-se! 
Texto elaborado por Francielly Martins Prado

Nenhum comentário: