segunda-feira, 17 de novembro de 2014

I Festival de Ultimate Frisbee na UnB foi sucesso no final de semana

A Equipe Ultimate Frisbee UnB em parceria com o Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE e a empresa júnior Olé Junior, realizou neste final de semana, o 1º Festival Ultimate Frisbee, com o intuito de divulgar o esporte em Brasília. O Congresso Técnico muito bem organizado ocorreu no dia 12 de Novembro, com a presença do Prof. José Albeiro Echeverry Ramos, docente da Universidade de Antioquia, de Medellin, na Colômbia e Treinador da equipe Feminina de Ultimate Frisbee Guacamayas.
Prof. José Albeiro Echeverry Ramos, docente da Universidade de Antioquia, da Colômbia, durante o Congresso Técnico.

O Evento
O Festival também contou com um Aberto de Ultimate Frisbee no dia 22 de Novembro, para que os interessados pelo esporte pudessem conhecer a aplicação das regras. Na manhã deste domingo (23) começou Festival com os jogos das equipes inscritas, que tiveram 75 inscritos, superando as expectativas da organização. As equipes foram mescladas, para o equilíbrio dos times que contaram com atletas femininos e masculinos.
O coordenador do evento, Prof. Dr. Felipe Rodrigues da Costa, recém-chegado à Universidade de Brasília, já inicia suas atividades de extensão realizando um evento de qualidade e com parceria em nível internacional. Com iniciativas como esta, a sociedade do Distrito Federal ganha em esporte, em lazer e qualidade de vida. Parabéns!
O Prof. Dr. Felipe Rodrigues da Costa, Coordenador do evento e docente da UnB, durante o Congresso Técnico

Quem disse que o Frisbee é aquele disco que jogamos somente para os cães em dias de Parque?
O Frisbee é um esporte bastante praticado em países como, Canadá, Inglaterra e Estados Unidos e está em ascensão no Brasil e já possui uma federação, a Federação Paulista de Disco, fundada em 2002.
O Ultimate, também conhecido como Ultimate Frisbee, é um esporte coletivo praticado com um disco. O objetivo do jogo consiste em marcar pontos passando o disco para um companheiro de equipe na área adversária e tem semelhanças com o rugby e o futebol americano. O jogador de posse do disco não pode movimentar em campo e o defensor adversário tem de evitar qualquer contato físico. O esporte se diferencia pelo "espírito do jogo" - princípios de fair-play e o seu caráter esportivo que permitem que o Ultimate possa ser jogado sem um árbitro. O número de jogadores varia de acordo com o ambiente em que é jogado.

Colaboração de Danilo Figueredo.

Um comentário:

fcocleudio@hotmail.com disse...

Em nome dos jogadores de Frisbee de Brasília, sou grato pela matéria, seria interessante divulgação do II festival que acontece nos dias 11 e 12 de Julho.