sábado, 21 de dezembro de 2013

Gestão continua um tema em alta

Na semana passada participei de dois eventos distintos em Brasília envolvendo o tema “Gestão do Lazer” e achei que vocês iriam gostar de saber um pouco sobre esse assunto.
Inicialmente fui convidado para participar de um debate com o tema “A inserção dos Clubes Sociais no novo modelo de entretenimento da sociedade” dentro do I Fórum Nacional do Sistema AABB, realizado nos dias 04 e 05 passados.
Debati esse tema com Professor Roberto Libardi, mediado pelo presidente da FENABB, Sr. Haroldo do Rosário Vieira.
Numa outra oportunidade poderei falar aqui como eu tratei desse tema no debate.
Tenho quase a certeza que a maioria que me lê sabe que a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) é o maior conglomerado de clubes social-recreativo do mundo sob uma mesma orientação de funcionamento. São aproximadamente 1.200 unidades espalhadas por todo país, representando quase 10% de todos os clubes brasileiros!
Desde 1977, foi criada a figura da FENABB, Federação Nacional das AABB, responsável pelo direcionamento estratégico desse sistema, com capilaridade administrativa estadual, com 27 presidentes dos Conselhos Estaduais de AABB (CESABB) formando seu Conselho Consultivo. Tive a honra e o privilégio de atuar como consultor dessa organização durante sete anos na década passada onde pude sentir a força de “pessoas do negócio” se preparando para atuar no “campo do ócio”. Esse fórum foi a culminância de um processo participativo a partir de cada clube local, refletindo sobre a situação atual do sistema AABB para projetar o futuro desejado. Aproximadamente 70 participantes debruçaram-se sobre um documento básico contendo mais de 500 sugestões consolidadas em sete eixos temáticos: (1) Gestão, (2) Aspectos Legais, (3) Comunicação, (4) Relações com o Banco do Brasil, (5) Relações com a Comunidade, (6) Infraestrutura e (7) Criação do Novo Sistema AABB.
No conjunto das ações, pude perceber a pujança desse segmento dentro do espectro da oferta de experiências de lazer para mais de um milhão de pessoas e a real necessidade da preparação de quadros profissionais para atender uma demanda cada vez mais exigente.
Minha outra participação foi no 4º Encontro Anual do GESPORTE – Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília.
Sob o competente comando do Professor Doutor Paulo Henrique Azevêdo, participei de um processo pouco usual dentro da universidade pública brasileira, de fazer uma “prestação de contas” sobre o ano que passou, de maneira aberta e projetar as ações do ano seguinte, junto com a sua equipe de trabalho, ex-alunos e atuais alunos tanto de graduação como de pós-graduação assim como demais pessoas interessadas nesse tema.
Foi importante constatar que em 2013 foram conduzidos pelo GESPORTE vários eventos, qualificação e defesa de mestrado, programa de visitas monitoradas no laboratório, ações no exterior, a presença do GESPORTE na mídia, treinamento de equipe do laboratório, palestras e cursos ministrados, reuniões técnicas, participação em eventos científicos nacionais e internacionais, finalizando com uma apresentação estatística da evolução dos números obtidos.
Também foram apresentados para 2014 os planos de trabalho, deslocando-se a mudança de prioridade atual calcada mais na realização de eventos, para uma atuação mais voltada para formação e intervenção acadêmica. Entre as várias ações propostas para 2014, destacam-se duas: (a) participação do GESPORTE na preparação da Universíade 2019, a ser realizada em Brasília, com várias competições em instalações que serão ainda construídas dentro da UnB e, (b) a criação de uma nova área de atuação do laboratório: Gestão do Lazer. Para dinamizar essa área, para a minha satisfação, fui convidado a fazer parte do GESPORTE, que aceitei de muito bom grado!
Abraços
Bramante
Centro Esportivo Virtual – CEV
Blog do Bramante
14 de dezembro de 2013
Gestão das Experiências de Lazer

Nenhum comentário: