sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O Ciclo de Palestras GESPORTE prosseguiu com as 14ª e 15ª Palestras Técnicas

Mesa de abertura das 14ª e 15ª Palestras Técnicas do Ciclo de Palestras GESPORTE
O Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE e os alunos da disciplina Prática da Organização de Eventos Desportivos e de Lazer – POEDL realizaram, no dia 28 de novembro de 2013, as 14ª e 15ª Palestras Técnicas do Ciclo de Palestras GESPORTE.
O Ciclo de Palestras, que iniciou-se em 2010, idealizado pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, já contou com as presenças de nomes como o do Prof. Dr. Lamartine Pereira da Costa, autor do Atlas do Esporte Brasileiro e professor da Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, do Prof. Dr. Pedro Sarmento, da Universidade do Porto de Portugal, do ex técnico do time de basquetebol UniCEUB/BRB/Brasília, Prof. José Vidal e do atleta olímpico brasileiro dos Saltos Ornamentais, Hugo Parisi.
Nestas edições o evento trouxe ao auditório da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília – FEF-UnB, na 14ª Palestra Técnica o Prof. Dr. Ramón Fabian Alonso Lopéz, com o tema “Educação Física no Brasil e em Cuba: formação, atuação e experiências profissionais” e na 15ª Palestra Técnicaa Prof. Sílvia Lobato, com o tema “A atuação do profissional de Educação Física na gestão de empreendimentos inovadores – Academia da criança: um mercado em crescimento”.
Da esq. para dir.: Cristina Calegaro (CREF7), Prof. Dr. Iran Junqueira (UnB), Prof. Dr. Ramón Alonso (palestrante), Sílvia Lobato (palestrante) e Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo (Coord. GESPORTE).
A abertura do evento, realizada às 14h, contou com a presença da Srª. Cristina Calegaro, presidente do CREF7, do Prof. Dr. Iran Junqueira de Castro, professor da Universidade de Brasília, dos dois palestrantes e do Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, coordenador geral do Ciclo de Palestras e do Laboratório GESPORTE. Cada componente da mesa proferiu suas considerações sobre o evento e seguiu-se, então, para a primeira palestra do dia.
14ª Palestra Técnica – Prof. Ramón Lopes
Prof. Dr. Ramón Fabian Alonso López, palestrante da 14ª Palestra Técnica do Ciclo de Plestras GESPORTE
O Prof. Dr; Ramón Fabian Alonso López é cubano e vive no Brasil desde a década de 1990, quando veio para atuar como professor visitante na Universidade de Brasília e aqui estabeleceu residência desde então. Atualmente é coordenador do curso de Educação Física e coordenador de Pesquisa e Iniciação Científica do Centro Universitário UNIEURO.
Em sua apresentação, tratou de sua trajetória profissional, o sucesso e as dificuldades encontradas no caminho. Enfatizou as diferenças entre o Brasil e Cuba no âmbito do esporte e da Educação Física como área de atuação profissional.
Além da palestra, o Prof. Ramón expôs na área externa do auditório da FEF-UnB, objetos pessoais e documentos que ilustram sua história profissional. Dentre os objetos expostos estão livros e brochuras publicados, certificados, diplomas e honrarias conquistadas na longa carreira.
Exposição dos artigos pessoais do Prof. Dr. Ramón Fabian Alonso López
Depois de realizada a palestra, professores do UNIEURO pediram a palavra, realizaram uma emocionante homenagem ao Professor Ramón, culminando com a entrega de uma placa comemorativa.
Os professores do UNIEURO fazem homenagem ao Prof. Dr. Ramón Fabian Alonso López
15ª Palestra Técnica – Prof. Sílvia Lobato
Após o intervalo das 16h, às 16h30 iniciou-se a palestra da Prof. Sílvia Lobato, que é formada em Educação Física, empreendedora e criadora do método Boobambu de atividade física para crianças. É proprietária da academia da criança que leva o nome de seu método e é atualmente parceira da grande rede de academias Body Tech. Sempre envolvida com o lazer como profissão desenvolveu parceria com a irmã e constituiu empresa familiar que é referência no trabalho com crianças.
Prof. Sílvia Lobato, proprietária da Boobambu - Academia da Criança, na 15ª Palestra Técnica
Em sua palestra, Sílvia falou sobre seu percurso, sobre a criação do método, sobre o empreendedorismo e seus desafios e sobre o sucesso alcançado. Após uma hora de intervenção a palestrante respondeu aos questionamentos provenientes da plateia.
Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, coordenador do GESPORTE e do Ciclo de Palestras, entrega declaração de palestrante para a Prof. Sílvia Lobato ao final da 15ª Palestra Técnica
Após a realização das palestras técnicas a equipe organizadora fez sorteio de 4 brindes aos participantes presentes e as 18h encerraram-se as 14ª e 15ª Palestras Técnicas.
Participante do evento (esq.) recebe de aluno de POEDL, organizador do evento, uma camisa polo da Olympikus no sorteio de brindes
A organização do evento
O Ciclo de Palestras GESPORTE oferece ao estudante de Educação Física um contato com profissionais que alcançaram o sucesso nas mais diversas áreas de abrangência da Educação Física enquanto campo de atuação profissional.
O evento é atividade acadêmico-curricular e fecha um ciclo iniciado com a abordagem teórica oferecida na disciplina "Administração Desportiva" e concluído nesta etapa efetiva proporcionada pela "Prática de Organização de Eventos Desportivos e de Lazer".
A atuação dos discentes, tendo como base os conhecimentos já obtidos, é sempre de fundamental importância para o sucesso de cada evento realizado. Além disso, representa um progresso expressivo na formação dos alunos que possuem essa oportunidade.
Em 2014 o ciclo seguirá trazendo mais profissionais de sucesso para exporem suas experiências, cumprindo o intuito de auxiliar os estudantes de educação na escolha do campo de atuação no mercado de trabalho. 
Parte da equipe organizadora das 14ª e 15ª Palestras Técnicas do Ciclo de Palestras GESPORTE. Da esq. para dir.: Guilherme Sarmento (Mestre de Cerimônia), Michele Gomes (Marketing), Felipe Mendonça (Coordenador de Inscrições), Felipe Rodrigues (Marketing), Paulo Henrique Azevêdo (Coordenador Geral), Marco Antonio (Fotografia), Pedro Mortoza (Secretaria), Gisele Kede (Coordenação de Cerimonial), Olga Correia (Subcoordenadora Geral).

Texto elaborado por Olga Correia

Nenhum comentário: