quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Revezamento 25 Horas Nadando completa 20 edições



No fim de semana dos dias 24 e 25 de agosto de 2013 foi realizado o 20º Revezamento 25 Horas Nadando. O evento, de propriedade intelectual da Universidade de Brasília, desde 2005 é realizado em parceria com Serviço Social do Comércio (SESC) do Distrito Federal, e teve como sede o Centro de Capacitação Física (CECAF) do Corpo de Bombeiros Militar do DF.
O 25 Horas Nadando é um revezamento de natação, onde as equipes componentes de cada raia devem manter de maneira ininterrupta, um nadador durante todo o evento. O participante pode nadar em qualquer estilo e percorrer pelo menos 100 metros e no máximo 500 metros, cada vez que entrar na piscina.
Duas décadas, esse foi um marco para a natação brasileira e uma grande vitória para organizadores, parceiros, participantes e toda a sociedade do Distrito Federal. O 25 Horas Nadando se caracterizou, durante sua história, por possibilitar não só a prática da natação como também uma oportunidade de maior integração social e união da comunidade.
Essa marca também destaca o trabalho dos diversos parceiros que ajudam a construir cada edição, contribuindo para o fortalecimento da competição e consolidando-a.
Tudo começa com o Congresso Técnico
O Revezamento Aquático 25 Horas é um evento social, mas que prima pela organização e profissionalismo, típicos das equipes do GESPORTE e do SESC/DF.
Como sempre, antecedendo à competição, foi realizado no dia 20 de agosto, nas dependências do CECAF, o Congresso Técnico do Evento, contando com a participação de representantes de todas as equipes.

A tradicional abertura do evento
O primeiro dia de revezamento começou com a abertura oficial, ao som do hino nacional brasileiro.
Os participantes, perfilados, cantam o hino nacional brasileiro
Em seguida, a vice-reitora da Universidade de Brasília, Prof. Dra. Sônia Báo, o presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal Fecomércio-DF, Sr. Adelmir Santana, e o atleta olímpico brasileiro César Castro acionaram a buzina que deu início à 20ª edição do Revezamento Aquático 25 Horas Nadando.
Ali também estiveram presentes, o  secretário adjunto da Secretaria de Estado de Esportes do Governo do Distrito Federal, Prof. Célio René Trindade, o diretor regional do SESC-DF, Sr. José Roberto Sfair Macedo e o comandante do Centro de Capacitação Física (CECAF), Major Sousa Aguiar.
É fundamental destacar a presença do Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, único remanescente da equipe original de realizadores do Revezamento Aquático 25 Horas Nadando, cuja atuação permanente permitiu que esse evento se perenizasse.
Prof. e atleta olímpico César Castro, Prof. Paulo Henrique, Prof. Célio Renê (Secretário Adjunto de Esporte do DF) e Prof. Zenildo Caetano (SESC)



Da esquerda para a direita Prof. Paulo Henrique, Srª. Maria Célia, Sr. José Roberto Sfair, Prof. Célio René, Sr. Adelmir Santana e Sr. Guilherme Reinecken
E começou o revezamento aquático
Às 10 horas do dia 24 de agosto, as equipes caíram na piscina. As raias 1 e 8 contaram com a participação de competidores com deficiência dentre os inscritos, uma forma de promover não apenas a saúde dessas pessoas, como também a inclusão dos mesmos.
Começou o Revezamento 25 Horas Nadando!
O evento também contou - como sempre - com uma raia da comunidade, voltada para o público da Universidade de Brasília e da comunidade do Distrito Federal,  em geral.
O Prof. Dr. Alexandre Rezende, diretor da Faculdade de Educação Física da UnB, foi um dos "bravos" nadadores que contribuíram para que a raia da Comunidade mantivesse sempre um participante na piscina durante o evento
O destaque de sempre: as raias para pessoas com deficiência
A raia 1 (Hospital Sarah e Escoteiros) e a raia 8 (Academia Raia 10) contaram com a participação de dezenas de competidores com deficiência. Eles cumpriram as mesmas exigências impostas aos demais nadadores e demonstraram a sua verdadeira "eficiência".
Mais uma vez, o Revezamento 25 Horas Nadando demonstra promover não apenas a saúde dessas pessoas, mas também a inclusão e interação em nossa comunidade.
Acompanhado do Professor de Educação Física, que apenas o acompanha, um nadador pertencente à equipe do Hospital Sarah mostra que pode superar os desafios com muita eficiência


Diversidade: marca registrada do 25 Horas Nadando
O evento contou ainda com uma grande diversidade de participantes, das mais diversas idades, de um grande número de instituições, de muitas cidades do Brasil. As famílias foram, como sempre, a grande mola propulsora para o sucesso do 25 Horas.
Pai e filho sempre juntos. Este é o Revezamento Aquático 25 Horas Nadando
Nossos pequenos grandes atletas estão sempre atentos e participam ativamente
Ao final do primeiro dia, os participantes puderam alojar-se no ginásio e descansar. Entretanto, as atividades na piscina não pararam, e com a ajuda de um DJ e de vídeos, os participantes que foram mantiveram o ritmo, entrando no segundo dia de competição.
Muitas outras atividades aconteceram durante 25 horas
Além do revezamento, os participantes e o público em geral puderam desfrutar de inúmeras atividades recreativas e de lazer, em toda a área aonde aconteceu o evento.
Brincadeiras e jogos aconteceram nas 25 Horas

Clipes musicais e DJ's fizeram parte da programação noturna
Este é o evento em que todos são premiados
Ao se inscrever no 25 Horas Nadando, cada participante recebe uma touca e uma medalha. Ou seja, todos são premiados.
Na cerimônia de encerramento, todas as equipes receberam um troféu pela participação e resultados obtidos. Também foram premiados os atletas mais novos e mais velhos.
Veja as imagens das premiações, abaixo.
Troféus entregues às equipes e aos destaques do evento
Todos os participantes são premiados
A senhora Geralda Ferreira de Araújo, com 75 anos saudáveis, foi a nadadora mais experiente e recebeu o troféu do Prof. Álvaro Sérgio, do SESC
O atleta Carlos Eduardo, da Raia da Comunidade, recebeu das mãos do Prof. Américo Pierangeli, da UnB, o troféu por ter nadado a maior metragem entre todos os participantes, foram 17.700 metros
UnB e SESC também receberam troféu
Organizadores do evento, a Universidade de Brasília e o SESC também receberam troféu pela grande iniciativa.
Da eesquerda para a direita: Major Sousa Aguiar, do CBMDF, Prof. Paulo Henrique Azevêdo, da UnB e Sr. Luiz Carlos Marins Delamônica, do SESC

A equipe do UniCEUB foi a que percorreu a maior distância nadando, foram 101.100 metros
Desde o início na liderança, a equipe do UniCEUB terminou na primeira colocação, com mais de 100 mil metros nadados. Ao todo, foram nadados mais de 660 mil metros nesta edição.

Controle realizado pela equipe do Laboratório GESPORTE


O CBMDF e a 20ª edição em suas intalações
Desde o início das 25 Horas, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal sempre foi parceiro e emprestou seus competentes serviços para a segurança do evento. Neste ano, o Revezamento Aquático foi realizado nas novas, modernas e tecnológicas instalações de seu Centro de Capacitação Física (CECAF).
Vista do campo de futebol e pista de atletismo do CECAF
As confortáveis dependências garantiram conforto aos participantes e propiciaram as melhores condições para o sucesso do evento. O Major Sousa Aguiar recebeu, em nome do CBMDF, todos os elogios e agradecimentos pela atuação como parceiro permanente do Revezamento 25 Horas Nadando.
Tendo à esquerda, o Major Sousa Aguiar, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal também recebeu troféu
SESC/DF, o grande parceiro
Desde a edição de 2005, o SESC/DF participa de maneira impecável, como parceiro da Universidade de Brasília, na organização e realização do Revezamento Aquático 25 Horas Nadando.
Com uma equipe de alto nível, o SESC mostra o grande papel que desempenha no desenvolvimento de nossa sociedade.
Equipe de coordenadores do SESC/DF
O GESPORTE faz acontecer mais um evento social
O Laboratório GESPORTE mais uma vez foi protagonista, atuando em diversas áreas, desde o planejamento, passando pela elaboração do regulamento, até a apuração dos resultados.
Mais uma vez foi possível constatar que uma equipe pequena, mas qualificada pode superar grandes desafios.
Equipe GESPORTE, durante o trabalho de apuração dos resultados de desempenho das equipes e atletas
Vinícius Lima, Américo Pierangeli, Paulo Henrique, Leonardo Silva, Zenildo Caetano e Roberto Correia. Ainda tiveram grande destaque a participação de Gisele Kede, Olga Correia e Pedro Mortoza
Esperamos todos em nossa maioridade plena, ou seja, no 21º Revezamento Aquático 25 Horas Nadando, em 2014.
Texto elaborado por Pedro Mortoza e demais integrantes do GESPORTE

Nenhum comentário: