domingo, 25 de novembro de 2012

“O papel do Estado e a gestão do esporte” é tema do evento do ano em Brasília

O Dr. Lamartine DaCosta apresentará os resultados mais recentes
de suas pesquisas sobre inovação na gestão do esporte
Nos dias 29 e 30 de novembro grandes personalidades públicas e empresariais brasileiras debaterão sobre políticas para o esporte, com inscrições gratuitas


O evento
A Constituição Federal brasileira preconiza ser dever do Estado fomentar práticas desportivas. A participação do estado na gestão do esporte é relevante o desenvolvimento deste, mas é necessária uma intervenção qualificada e investimentos profissionalmente empregados.
O esporte como atividade pública, requer um amplo debate acerca da atuação do estado e a criação de uma política nacional para esse ambiente.
  • Qual a real responsabilidade do Estado sobre o esporte?
  • Como o Estado pode ser um protagonista nesse processo?
  • E qual a melhor forma de interação entre a esfera pública e privada para o alcance dos melhores resultados, não só no rendimento, mas também, na esfera social?
    Essas são algumas questões que serão discutidas no 1º Fórum do Esporte (1º FESPORTE) e 5ª Jornada sobre Gestão do Esporte (5ª JGESPORTE), que acontecerão em Brasília-DF, nos dias 29 e 30 de novembro de 2012 e que terão como tema central “O Papel do Estado e a Gestão do Esporte”

Dr. Lamartine e Dr. Paulo Henrique
em evento organizado pelo GESPORTE
O grande protagonista será a maior autoridade em gestão do esporte do Brasil e grande referência internacional, o Dr. Lamartine Pereira DaCosta, da Universidade Gama Filho – RJ, que apresentará a palestra “A gestão profissional de organizações esportivas e o processo de inovação como instrumento para o sucesso e sustentabilidade”.
Também participarão com palestras e debatendo em mesas redondas, Dr. Julio Cesar Ribeiro (Secretário de Esporte do Governo do Distrito Federal), Prof. Ricardo Avellar (Diretor na Secretaria de Alto Rendimento, do Ministério do Esporte), Mestre Geraldo Ricardo H. Campestrini (Executivo da Brunoro Sport Business), Dr. Marcos Felipe Magalhães (Professor do Instituto Olímpico Brasileiro, do Comitê Olímpico Brasileiro – COB), Dr. Eduardo Larangeira Jácome (CEO da Global Sports Network), senhor Mario Sergio (Comodoro do Iate Clube de Brasília), senhor Ricardo Augusto Paolucci (Esporte Clube Pinheiros), senhor Paulo Roberto Maciel da Silva (Presidente das Federações de Atletismo e Triatlo), senhor Éber Gabriel (Subsecretário de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal).
Abaixo segue a programação:



Inscrições e local
Centro de Convenções Ulysses Guimarães,
local aonde acontecerão os 1º FESPORTE e 5ª JGESPORTE
Faça sua inscrição gratuita pelo telefone (61) 3107-2553 ou vá diretamente ao Laboratório GESPORTE – C.O. UnB, ou ao CREF7 – 604 norte, Clube Vizinhança.
O 1º FESPORTE e 5ª JGESPORTE acontecerão no Auditório Águas Claras do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o espaço mais nobre para essas atividades em Brasília.
Mais informações: (61) 3107-2553 ou gesporte@gesporte.net

Organizadores do evento
O evento é organizado pelo GESPORTE, sob a coordenação Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, contando com uma equipe altamente qualificada.
O GESPORTE já realizou 48 eventos em níveis internacional, nacional e regional
Parceiros oficiais
O Laboratório GESPORTE conta com os seguintes parceiros na realização do evento:
  • Universidade de Brasília - Faculdade de Educação Física - UnB/FEF;
  • Secretaria de Estado de Esporte do Governo do Distrito Federal;
  • Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – CREF7;
  • Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa EIF-CPLP.
A história dos eventos
O Fórum do Esporte
Essa é a primeira edição do Fórum do Esporte do Distrito Federal – FESPORTE, iniciando-se em 2012 um projeto importante para a gestão pública e empresarial do esporte no Distrito Federal e no Brasil.
Em iniciativa inovadora, a Secretaria de Estado de Esporte do Governo do Distrito Federal, em parceria com o Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, da Universidade de Brasília realizará o 1º Fórum do Esporte do Distrito Federal.
Dada a importância do momento esportivo vivido pelo país, a Secretaria de Esporte vê a necessidade de proporcionar um espaço para discussões acerca da Gestão Pública e Gestão do Esporte, suas relações e soluções aos desafios historicamente verificados.
Em oportunidade valiosa, a Secretaria de Esporte do Governo do Distrito Federal une seu evento à JGESPORTE, tradicional evento idealizado e organizado pelo GESPORTE e, com isso, convida as comunidades científica e acadêmica para discutirem o importante tema “O Papel do Estado e a Gestão do Esporte”.
A Jornada sobre Gestão do Esporte
A JGESPORTE é um evento consolidado que acontece anualmente desde 2008 e debate temas relacionados à Gestão do Esporte. Acontece anualmente desde 2008, idealizado e realizado pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, por meio meio do Laboratório GESPORTE, do qual é coordenador.
Essa iniciativa, da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília (UnB), conta, também, com a parceria da Secretaria de Esporte do GDF, da Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (EIF-CPLP) e do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região (CREF7).
A JGESPORTE reúne anualmente, estudantes de vários cursos, profissionais de diversas área, pesquisadores e interessados em geral sobre temas relevantes para o esporte e a sua gestão.
Em 2012 o evento sai da Universidade e ganha com isso maior abrangência e se propõe a atender ainda mais participantes, contando com a participação de importantes nomes da Gestão Pública do Esporte.
Retrospectiva da JGESPORTE
A 1ª JGESPORTE teve como tema: ”A Gestão do Clube de Futebol como Fator de Sucesso Esportivo e Econômico” e dirigentes esportivos de clubes de futebol, jornalistas e especialistas em Gestão do Esporte debateram soluções para os principais desafios existentes na administração dos clubes esportivos do DF. No primeiro dia, o assunto foi: “Como é administrar um clube de futebol”, com as presenças dos presidentes da S. E. Gama, do Legião F. C. e do vice-presidente da Federação Brasiliense de Futebol. No segundo dia discutiu-se: “Os novos clubes de futebol do Distrito Federal”, com as participações dos presidentes do Brazsat F. C., do Legião F. C. e do CFZ Brasília. No terceiro dia abordou-se: “O desafio do planejamento para as competições”, com as participações dos presidentes do Brasília F. C. e do Legião F. C.
2008 - Abertura da 1ª JGESPORTE
Na 2ª JGESPORTE o tema foi: “A Gestão de Clube Esportivo – diferentes percepções” e teve três momentos distintos. O primeiro contou com dirigentes de federações de outras modalidades esportivas que não o futebol. O segundo teve a participação de árbitros de futebol, handebol e voleibol. No terceiro, jornalistas esportivos debateram a gestão dos clubes de futebol na ótica da mídia.
2009 - Abertura da 2ª JGESPORTE
A 3ª JGESPORTE tratou de: “Uma Nova Gestão para os Clubes de Futebol da Região Centro-Oeste” e discutiu os modelos de gestão dos clubes mais bem ranqueados da região Centro-Oeste. No primeiro dia foi a vez do Atlético Clube Goianiense; no segundo dia o Vila Nova Futebol Clube; e no terceiro dia o Goiás Esporte Clube. Os presidentes dos clubes abordaram a história, a realidade e as perspectivas de seus clubes.
2010 - Palestra durante a 3ª JGESPORTE
Já a 4ª JGESPORTE abordou o tema: “Gestão de Empresas de iniciação esportiva: aspectos organizacionais e pedagógicos das “escolinhas de esporte”, com debates acerca das estratégias empresariais e pedagógicas sobre iniciação esportiva utilizadas por empresas de aprendizagem de modalidades esportivas, as denominadas "escolinhas de esportes". No primeiro dia foi realizada a mesa redonda sobre "A gestão de escolas de iniciação esportiva". No segundo dia foram abordados "Aspectos pedagógicos da iniciação esportiva: planejamento do processo ensino-aprendizagem relacionado ao desenvolvimento dos praticantes". No terceiro dia foi discutida "A prática da iniciação esportiva: formação para o lazer e cidadania ou formação do atleta?".
2011 - Abertura da 4ª JGESPORTE

Nenhum comentário: